Computadores      |     Celulares     |     Internet

Como compartilhar a tela do PC e como acessar o computador remotamente

 

O compartilhamento de tela é a tecnologia que permite ver e até acessar remotamente um computador. Esta tecnologia tem várias implementações e diferentes usos. Ela pode ser usada para mostrar como realizar um determinado procedimento para vários usuários. Pode também ser usada para acessar e controlar remotamente um computador, a partir de um smartphone ou tablet, permitindo trabalhar no PC através de um dispositivo móvel. Ou pode ser usada para oferecer suporte remoto a um cliente ou amigo em necessidade.

 

Claro que existem programas e soluções que permitem que você compartilhe a tela de seu computador adequadas para cada um desses cenários. Neste guia vamos mostrar para você como compartilhar a tela de seu PC com outros dispositivos e como acessar seu computador remotamente e qual é a solução melhor para cada situação.

 

Compartilhar tela com o Windows 10 e Assistência Rápida

 

Você pode iniciar o compartilhamento de tela no Windows 10, com o aplicativo “Assistência Rápida”, que vem instalado com o Windows 10. Ele permite que você se conecte ao PC de alguém em quem você confia e assumir o controle de seu PC, ou que alguém ajude você a resolver problemas. 

 

Para iniciar o aplicativo, selecione Iniciar (botão com a bandeirinha) > Acessórios do Windows > Assistência Rápida (ou selecione o botão Iniciar, digite Assistência Rápida na caixa de pesquisa). Isso abrirá a tela principal do app que tem duas opções.

 

Com a primeira você pode compartilhar sua área de trabalho e assim receber ajuda. Na segunda opção, depois de acessar sua conta Microsoft, você pode gerar um código de segurança de 6 dígitos e dar assistência para outra pessoa remotamente.

 

Na primeira opção, para permitir o acesso remoto a seu PC, inicie o aplicativo, digite o código de segurança gerado da pessoa que terá controle de seu PC (atenção, certifique-se que a outra pessoa é confiável. Você está dando-lhe acesso total ao seu PC!) e pressione o botão "Compartilhar tela". 

 

Em vez disso, se você quer oferecer assistência, você precisa obter o código de segurança para transmitir à outra pessoa. Para iniciar clique no botão azul "Ajudar outra pessoa". Acesse sua conta Microsoft com seu e-mail e senha. Um código de seis dígitos, válido por alguns minutos, é gerado em automático. Passe esse código à pessoa com o PC que você vai controlar.

Como compartilhar a tela de seu PC e acessar seu computador remotamente
Compartilhar sua tela com o Windows 10 e Assistência Rápida

Uma vez iniciado o compartilhamento da tela, ou conexão remota, uma tela será aberta com botões no canto superior direito que permitem que você execute várias tarefas. Você pode desenhar na tela, alterar o tamanho da tela, acessar o gerenciador de tarefas, reiniciar o computador ou terminar a sessão de suporte.

 

Se você é o usuário que está recebendo assistência e compartilhando sua tela, você pode ver todas as coisas que estão sendo feitas remotamente, e pode encerrar a conexão a qualquer momento.

 

Compartilhar tela com o Skype 

 

Você sabia que o conhecido programa de bate-papo, Skype, também oferece um recurso de compartilhamento de tela? Sim, de fato este recusrso serve para que você possa mostrar aos participantes em uma ligação sua área de trabalho, slides ou até mesmo um procedimento a partir de seu PC. 

Compartilhar sua tela com o Skype

Seu uso é realmente simples: depois de baixar e instalar o navegador Chrome em seu computador Windows ou MacOS, digite "Extensões Chrome" na barra do navegador. Instale a extensão Chrome Remote Desktop. Agora basta conectar-se à página de serviço e, em seguida, na parte superior, clique na opção que lhe interessa, à escolha entre "Acesso Remoto" e "Assistência Remota".

 

Se você quer compartilhar sua tela, mesmo para assistência remota, você precisará configurar o Chrome Remote Desktop. Clique no botão azul com "Configurar acesso remoto". A página de extensão será aberta. Em seguida, selecione "Adicionar" e depois, na página original clique em "Aceitar e instalar".

 

Continue em seguida, digitando o nome do computador que será controlado remotamente e clicando o botão "Próximo". Por fim selecione um código de segurança de pelo menos 6 dígitos e clique "Iniciar". Agora você terá um nome de usuário e um código de segurança para se conectar ao dispositivo remoto.

 

O controle remoto de seu computador também pode ser feito através de dispositivos móveis em ambiente Android e iOS usando o aplicativo Chrome Remote Desktop  na Play Store do Google e na App Store da Apple.

 

Existem muitos outros aplicativos que permitem compartilhar a tela de seu computador e acessar remotamente um PC. No entanto neste guia prático não pretendemos meter a confronto as várias soluções disponíveis no mercado dos aplicativos, mas sim explicar como fazer. Por isso escolhemos os aplicativos mais comuns, mais fáceis de instalar e mais usados na generalidade. Claro está, estes são também os aplicativos que apresentam menos problemas de funcionalidade.

Iniciar o compartilhamento de tela com o Skype é muito simples. Durante uma ligação de voz, basta pressionar o ícone +, em baixo, com o sinal de adição e, em seguida, clicar na opção "Compartilhar tela". Em seguida, você pode escolher através do aplicativo se quer compartilhar com os outros participantes da ligação apenas uma única tela ou toda a área de trabalho sem ter que instalar programas adicionais. Os interlocutores só serão capazes de assistir a tudo o que fazemos em nosso computador.

 

O Skype não está disponível como alternativa ou aplicativo de controle remoto. Contudo, é uma alternativa muito válida para compartilhar sua tela e inclusive para vídeo-guias e tutorias de assistência a clientes. O Skype está disponível para Windows, MacOS, Linux, Android e iOS. Você pode baixar o Skype na página oficial do aplicativo. 

 

Como acessar um computador Windows e MacOS remotamente

 

Existem outras alternativas se, em vez do aplicativo incorporado do Windows 10, ou Skype, você quer usar uma ferramenta para obter suporte e controlar completamente, ou acessar um computador Windows ou MacOS remotamente. Existem para ambos ambientes de trabalho, aplicativos projetados especificamente para este fim e, entre outros recursos, permitem que você compartilhe a tela de seu computador.

 

Acessar computador remotamente com TeamViewer

 

Entre os vários aplicativos úteis para gerenciar um computador remotamente encontramos o sempre excelente TeamViewer. Um aplicativo multiplataforma que é realmente fácil de usar, disponível para Windows, MacOS e sistema operacional Linux, mas também para dispositivos móveis Android e iOS.

Acessar computador remotamente com TeamViewer

Bastam alguns cliques para baixar a versão do TeamViewer adequada para sua plataforma a partir do site oficial e, em seguida, instalar. O aplicativo está disponível gratuitamente para uso pessoal e não profissional. Existem também planos de assinatura para uso profissional com outras funcionalidades.

 

Quando a instalação estiver concluída, basta iniciar o aplicativo para obter um ID numérico e uma senha aleatória para poder controlar um PC remotamente. Se você não quiser lembrar cada vez que acessa o aplicativo de suas senhas atribuídas, você pode se registrar gratuitamente e os códigos e senhas ficam na memória do aplicativo.

 

Uma vez conectada, a transmissão geralmente é boa e é automaticamente ajustada de acordo com a qualidade da conexão disponível (a qualidade também pode ser definida manualmente). O TeamViewer é, sem dúvida, uma ótima solução, tanto para fornecer assistência remota para seus clientes, tanto como para compartilhar sua tela com mais pessoas.

 

Poderá também instalar o TeamViewer em seu PC Windows ou MacOS e em simultâneo em seu smartphone. Deixando seu PC ligado, e acessando o TeamViewer em seu smarthpone, poderá controlar remotamente seu PC, através do seu celular.

 

Acessar computador remotamente com Chrome Remote Desktop

 

A Área de Trabalho Remota do Google Chrome, Chrome Remote Desktop é uma extensão muito conveniente para o navegador Chrome, que se tornou um aplicativo web gratuito, que permite que você controle remotamente seu PC ou compartilhe sua tela com apenas alguns cliques.

Você decidiu se juntar ao Badoo para fazer novos amigos? Descubra como funciona o Badoo e como cadastrar-se para conhecer sua alma gêmea.

Você usa o WhatsApp no seu celular e quer saber como fazer para usar a versão do WhatsApp no seu computador? Descubra como pode usar o WhatsApp Web no seu computador neste guia completo.

Você adora aquela música e quer saber como fazer para baixar músicas do YouTube facilmente? Confira as soluções que apresentamos para você e aprenda a usá-las facilmente.

Alexa, assistente inteligente do Amazon Echo, uma nova experiência online através da interação de voz: confira as habilidades e funções da Alexa para tirar o máximo proveito do seu Amazon Echo.

TechGuia.net é uma publicação online de dicas e guias sobre como funciona a tecnologia.

 

 

Outros artigos de interesse

Como fazer para acessar o menu opções do desenvolvedor no Android e ativar a depuração USB fácil! Descubra como neste guia prático e aumente o potencial do seu dispositivo Android.

Como compartilhar a tela de seu PC e acessar seu computador remotamente

Compartilhar sua tela com o Windows 10 e Assistência Rápida

Compartilhar sua tela com o Skype

Acessar computador remotamente com TeamViewer

Acessar computador remotamente com Chrome Remote Desktop

Acessar computador remotamente com Chrome Remote Desktop