Computadores      |     Celulares     |     Internet

Como criptografar um pen drive e gerenciar suas senhas

 

Aprenda neste guia como criptografar um pen drive e gerenciar suas senhas com seus arquivos protegidos e também a como escolher a senha perfeita. Neste guia respondemos também à questão de como gerenciar suas senhas e códigos usados diariamente, de modo seguro.

Os dispositivos portáteis de armazenamento em massa que se ligam ao computador através da porta USB, universalmente conhecidos como "pen drives", são agora a forma mais prática e popular de trocar fisicamente arquivos de um computador para outro. Depois da era dos discos flexíveis desconfortáveis e ineficientes antes e CDs depois, a forma mais prática de transportar arquivos de todos os tipos e tamanhos é com uma pen drive tão pequena que agora é guardada na sua bolsa.

 

Sua utilidade é também seu calcanhar de Aquiles: assim como perder um laptop pode ser um grande perigo em termos de confidencialidade. Portanto, uma pen drive, que agora tem a capacidade de um pequeno disco rígido, pode ser um grande perigo para a privacidade de dados se perdida.

 

Como criptografar arquivos no pen drive

 

A maneira mais prática de se defender deste risco é criptografar a informação contida no pen drive, tornando-a legível apenas para quem tem a senha de acesso. Deste modo, se perdida, quem encontrar uma pen drive criptografada encontrará apenas um objeto cheio de arquivo ilegíveis.

 

Existem basicamente duas maneiras práticas de proteger um pen drive: você pode criptografar todo (ou parte) o pen drive ou você pode definir uma senha para o único arquivo que você quer proteger. O primeiro método é mais seguro. O segundo permite uma maior troca de dados. Mantém os arquivos, que você não quer que outras pessoas, que possam usar seu pen drive vejam, temporariamente confidenciais.

 

Alguns programas permitem proteger com uma senha os arquivos que eles criam: assim você pode proteger arquivos Word, Excel e PDF. Infelizmente, é um método muito inseguro. Existem vários truques para desbloquear arquivos tão protegidos, e mesmo, com uma pesquisa rápida no Google, existem sites que permitem o upload do arquivo criptografado devolvendo-o perfeitamente desbloqueado.

 

Programas de criptografia para o pen drive

como criptografar um pen drive e gerenciar suas senhas
VeraCrypt programa Open Source para criptografar pen drive
Senhas, crackers de senhas e gerenciadores de senhas

VeraCrypt - O programa de referência para criptografar um pen drive é o VeraCrypt, um programa Open Source disponível para Windows, Mac e Linux e é gratuito. Permite criar e formatar um volume encriptado, apagando antecipadamente todo o conteúdo do pen drive ou codificando o que já está presente na memória do pen drive.

 

Esta segunda opção é mais lenta e menos segura, mas a ser adoptada quando não se tem a possibilidade de guardar os arquivos algures antes de encriptar o pen drive. Para abrir um pen drive encriptado é necessário instalar o VeraCrypt no seu PC, e esta é a desvantagem do programa: não é possível abrir o pen drive num PC onde não seja possível instalar programas ou onde não exista ligação para baixar o VeraCrypt.

 

No entanto, um modo simples para resolver este problema, é copiar o VeraCrypt executável no pen drive. Assim você pode sempre instalar uma cópia num PC e acessar o seu pen drive criptografado. 

 

Por outro lado o RohosMiniDrive resolve este problema porque o programa corre diretamente no pen drive, por isso não precisa de mais nada. A edição gratuita do programa pode criar uma partição oculta e criptografada de até 8GB de tamanho.

 

Além disso usa o algoritmo de criptografia AES de 256 bits, que é extremamente seguro contra ataques. Graças ao software instalado no pen drive, é a solução ideal para quem quer ter um drive que possa ser usado em qualquer lugar e com arquivos sempre seguros. 

 

SecurStick, programa gratuito, é muito semelhante. Cria uma zona segura no pen drive e não requer instalação no computador. Basta lançar o programa, criar uma senha e uma zona segura será criada no drive. Todos os arquivos colocados dentro desta zona segura serão criptografados. 

 

Finalmente, existe uma solução menos segura, mas muito prática, uma vez que utiliza softwares muito populares quase sempre presentes nos computadores: como o Winzip ou o WinRAR . Estes programas permitem comprimir arquivos e agrupá-los sob um único pacote, sendo uteis para uma rápida utilização para encriptar muitos ficheiros no pen drive de uma só vez. 

 

Com a possibilidade de comprimir arquivos usando uma senha, é muito fácil criar pacotes de arquivos, ou mesmo um único arquivo, dando-lhes uma senha. Depois não será possível extrair o arquivo ou pacote sem digitar a senha.

 

Mas para estes populares programas de armazenamento existem vários serviços de cracking online, que se encarregam de analisar o arquivo tentando milhões de combinações de senha até encontrar a senha certa. No entanto, isto faz parte de um discurso mais amplo sobre gereciamento de senhas, que discutiremos a seguir. 

 

Senhas, crackers de senhas e gerenciadores de senhas  

O mundo das senhas está dividido em dois. Os códigos que nos são atribuídos por terceiros (o banco, cartão de crédito, etc.) e as senhas que podemos escolher para sites e aplicações.

 

Para os códigos que nos são atribuídos e que não podemos alterar à nossa vontade, há pouco a fazer. Eles devem ser armazenados em algum lugar ou então uma longa e irritante operação de recuperação de senha

 

Alguns sites forçam o usuário a mudar o código ou senha a cada X dias e a escolher combinações de números, símbolos e letras que são difíceis de memorizar e de armazenar. É assim necessário encontrar um lugar seguro para escrever e armazenar estas senhas. 

 

Como escolher uma senha forte e onde armazenar suas senhas

 

Tal como com o código do caixa eletrônico que deve ser mantido confidencial, a regra é nunca escrever qualquer senha se ela for visível para todos, exceto nos dispositivos que levamos conosco (ou no próprio cartão do caixa eletrônico).

 

Uma forma segura de memorizar estas senhas é escrevendo num caderno ou no seu celular, mas alterar alguns dados. Por exemplo, se você precisa memorizar o código numérico do caixa eletrônico, basta escrevê-lo alterando a ordem de alguns números. Ou adicionando dígitos que sejam fáceis de lembrar, como o número da sua casa.

 

Por exemplo, lembre-se apenas de que o código do caixa eletrônico é o que está escrito na agenda do seu celular, mas do qual tem de subtrair o seu número de casa, que neste caso representa a "chave" da encriptação.

 

É uma forma simples e rápida de gerenciar o mar de senhas que todos nós temos, basta inventar um "algoritmo" mental para aplicar ao código para memorizar e escrever em texto claro a senha alterada. Não é um sistema muito seguro, mas é suficientemente seguro para dar ao usuário tempo para mudar o código (caixa eletrônico ou outro) caso o celular ou a agenda de endereços acabe sob o olhar de algum estranho. 

 

Para senhas selecionadas pelo usuário, a regra básica é nunca usar senhas fáceis. Os vários programas online de crackers contam com a simplicidade da senha escolhida para experimentar milhões de senhas de um dicionário ou banco de dados de palavras. Quanto mais complicada e longa for a senha escolhida, mais demorará para o programa forçar a senha, muitas vezes usando um tempo tão longo que não é conveniente procurar a própria senha. 

 

É por isso que são necessárias combinações usando símbolos, letras maiúsculas e minúsculas e números. Um bom sistema pode ser escolher senhas inventando palavras que não existem ou escrever uma frase sem sentido que não pode estar presente em uma base de dados de literatura da qual o programa cracker extrai.

 

Portanto, a segurança ou não de um pen drive na qual os arquivos ou dados foram salvos depende muito do cuidado com que a senha de criptografia foi escolhida. Uma vez escolhida a senha, seguindo as dicas de segurança, você volta ao problema mencionado acima, como e onde armazenar as senhas? 

 

Apps seguras para memorizar e armazenar suas senhas

Apps seguras para memorizar e armazenar suas senhas

Existe um método seguro para gerenciar todas as suas senhas e códigos. Gerenciador de senhas. Ou seja, um aplicativo que permite organizar e armazenar todas as suas senhas. Estes são aplicativos que parecem agendas, com o nome do site ou serviço e a senha escrita em texto visível ao lado deles.

 

Este tipo de aplicativo contém todas as senhas usadas e, claro, para ser usado por sua vez, precisará de uma senha-chave. A vantagem neste caso é que você só precisa lembrar de uma senha para ver todas as outras.

 

Os dados contidos pelo gerenciador de senhas são sempre armazenados de forma criptografada. Portanto, mesmo que seu celular seja roubado ou o aplicativo com todos os dados acabe em mãos indesejadas, sem uma senha-chave é impossível abrir.

 

Muitas vezes esses aplicativos têm um sistema de backup no cloud, naturalmente criptografado. Assim, em caso de mudança ou perda do celular o arquivo de dados será automaticamente restaurado do cloud. Vejamos então duas opções muito válidas de gerenciadores de senhas:

 

Password Saver para Android é um aplicativo gratuito, simples e muito seguro que armazena qualquer tipo de senha ou código e faz um backup dos dados no cloud. É um aplicativo muito fácil de usar, infelizmente não tem uma interface web. Por isso é um pouco desconfortável como primeiro uso, mas é um aplicativo leve e não requer conexões, exceto para o backup e restauração.

 

LastPass é talvez o gerenciador de senhas mais famoso. Ele se integra aos browsers usados para navegar na internet, é compatível para Android, iOS e Windows Phone e permite a inserção a partir da interface web. Tem uma versão básica gratuita, muito completa e com a qual pode armazenar e gerenciar todas as suas senhas, bastando apenas digitar a sua senha-chave para acessar.

 

Além de armazenar suas senhas, você pode também usar o LastPass para criar senhas fortes e seguras para novos cadastros em outros sites. A versão paga permite o backup no cloud e sistemas avançados de autenticação, tais como impressões digitais. 

 

Em resumo, os gerenciadores de senhas são opções muito válidas para gerenciar e armazenar seguramente suas senhas e códigos. Mas podem também ser usados para armazenar os números de cartões de crédito ou até mesmo documentos pessoais ou o que você quiser manter confidencial. São, portanto, uma alternativa muito segura desde que você tenha escolhido bem a senha-chave do programa.

Você decidiu se juntar ao Badoo para fazer novos amigos? Descubra como funciona o Badoo e como cadastrar-se para conhecer sua alma gêmea.

Você usa o WhatsApp no seu celular e quer saber como fazer para usar a versão do WhatsApp no seu computador? Descubra como pode usar o WhatsApp Web no seu computador neste guia completo.

Você adora aquela música e quer saber como fazer para baixar músicas do YouTube facilmente? Confira as soluções que apresentamos para você e aprenda a usá-las facilmente.

Alexa, assistente inteligente do Amazon Echo, uma nova experiência online através da interação de voz: confira as habilidades e funções da Alexa para tirar o máximo proveito do seu Amazon Echo.

TechGuia.net é uma publicação online de dicas e guias sobre como funciona a tecnologia.

 

 

Outros artigos de interesse

Como fazer para acessar o menu opções do desenvolvedor no Android e ativar a depuração USB fácil! Descubra como neste guia prático e aumente o potencial do seu dispositivo Android.