Computadores      |     Celulares     |     Internet

Como fazer para acessar opções do desenvolvedor no Android

 

Depois do lançamento do Android 4.2, que a Google decidiu esconder as opções de desenvolvedor. Como a maioria dos usuários "normais" não precisa acessar este recurso, a Google pensou que mantê-lo fora de vista levaria a menos confusão.

 

Ou seja, este menu de várias opções que permite tirar maior partido do seu dispositivo, vem instalado em todos os celulares Android, mas está escondido. Isto uqer dizer que não é acessível, a menos que você faça o desloco.  Mas como fazer para acessar as Opções de Desenvolvedor? Especialmente se você precisar habilitar uma configuração do desenvolvedor, como por exemplo a depuração USB?

 

Bem, é muito fácil. Você pode acessar o menu Opções do Desenvolvedor com uma rápida viagem até à seção Sobre do menu Configurar do seu celular.

Como acessar o menu opções do desenvolvedor

 

Para ativar o modo desenvolvedor no Android, comece por abrir a tela “Configurar”. Depois desça até o fundo da página e toque em “Sobre” no seu celular ou “Sobre” no seu tablet. Como referência, é aquela opção onde está a versão Android do seu dispositivo.

 

Vá até a parte inferior da tela "Status do dispositivo" e encontre a opção “Informações do Software” que diz “banda base, versão do kernel, etc.”. Toque no campo “Informações do Software” e abra o menu seguinte. Encontre “Número da versão” e toque sete vezes nesta opção para ativar as Opções do desenvolvedor.

Como acessar o menu de opções do desenvolvedor
Como acessar o menu de opções do desenvolvedor

Como ativar a depuração USB no seu dispositivo Android

 

Para ativar a depuração USB, você precisará acessar o menu de Opções do Desenvolvedor e ativar o as opções do desenvolvedor com o botão deslizante. Depois desça até à seção de depuração e ative o botão deslizante "Depuração USB".

 

Ao início se pensava que a depuração USB era um risco de segurança para o celular se deixada ligada o tempo todo. A Google fez e modificou algumas coisas que tornam isso menos problemático agora. Os pedidos de depuração têm de ser confirmados no telefone. Quando você conecta seu dispositivo a um PC desconhecido, ele o levará perguntar e a autorizar a permissão de depuração USB.

 

Se você precisar ou quiser desativar a depuração USB e todas as outras opções do desenvolvedor, quando não precisar delas, deslize o interruptor na parte superior da tela. Fácil de usar.

Como ativar a depuração USB no seu dispositivo Android

As Opções do Desenvolvedor são configurações de poder para desenvolvedores, mas isso não significa que usuários não desenvolvedores não possam beneficiar delas também. Outra opção de desenvolvedor interessante está no campo “Apps”. É a opção “Não manter atividades”.

 

Ou seja, visto que atualmente todos os apps Android que baixamos do Google Play são gratuitos, mas carregadas com anúncios, estes apps na realidade enviam dados sobre si e o seu celular “secretamente”. Especialmente com a finalidade de construir um perfil seu para fins publicitários. Os dados podem ser desde aquilo que você buscou recentemente no Google, ou aquele produto que você viu em um site de anúncios, etc.

 

Esta pode ser uma violação à sua privacidade, mas também porque estes apps não tem permissões bloqueadas, “por default”, podem continuar a funcionar secretamente. Mesmo depois que você fechou o app ele continua a enviar em automático ao desenvolvedor informações e sua cronologia de navegação armazenados no seu celular.

 

Ao selecionar “Não manter atividades” obriga o dispositivo a finalizar todas as atividades assim que o usuário sair ou encerrar o app.

Não manter atividades finaliza todas as atividades assim que o usuário sair ou encerrar o app

Finalizando este artigo, com uma observação importante sobre a “depuração USB”. A opção ativa de depuração USB é necessária para coisas como o adb, uma suíte de programas específicos para fazer o desbloqueio de dispositivos Android, normalmente chamado de “root” nos dispositivos Android.

 

Uma vez que seu dispositivo esteja desbloqueado com “root” e você tenha acesso a todas as capacidades e permissões do seu dispositivo Android, as possibilidades e tudo aquilo que pode fazer com seu celular são infinitas.

Toque algumas vezes e verá uma notificação de aviso com uma contagem decrescente que diz "Você está agora a X passos de ser um desenvolvedor". Quando terminar, verá a mensagem "Você é agora um desenvolvedor!".

 

Parabéns. Mas não deixe que este novo poder lhe suba à cabeça. Toque no botão Voltar e verá o menu Opções do desenvolvedor, logo acima da seção "Atualizações do sistema” no menu Configurar. Este menu está agora disponível no seu dispositivo - não terá de repetir este processo novamente, a menos que efetue um reset de fábrica. Agora só tem que ativar as opções do desenvolvedor no novo menu. Abra o menu e ative o botão deslizante.

Você decidiu se juntar ao Badoo para fazer novos amigos? Descubra como funciona o Badoo e como cadastrar-se para conhecer sua alma gêmea.

Você adora aquela música e quer saber como fazer para baixar músicas do YouTube facilmente? Confira as soluções que apresentamos para você e aprenda a usá-las facilmente.

TechGuia.net é uma publicação online de dicas e guias sobre como funciona a tecnologia.

 

 

Outros artigos de interesse

Alexa, assistente inteligente do Amazon Echo, uma nova experiência online através da interação de voz: confira as habilidades e funções da Alexa para tirar o máximo proveito do seu Amazon Echo.

Como fazer para recuperar conta Hotmail roubada. Não pode aceder à sua conta Hotmail? Há uma boa chance de que sua conta tenha sido roubada. Descubra como recuperar sua conta Hotmail se roubada

Você usa o WhatsApp no seu celular e quer saber como fazer para usar a versão do WhatsApp no seu computador? Descubra como pode usar o WhatsApp Web no seu computador neste guia completo.