Computadores      |     Celulares     |     Internet

Como usar o WhatsApp no computador

 

Você usa o WhatsApp no seu celular e um amigo disse-lhe que também pode usar a famosa aplicação de mensagens no seu computador, mas não tem ideia de como o fazer? Não se preocupe! Leia aqui, passo a passo, como usar o WhatsApp no computador. A versáo para computador é o WhatsApp Web.

 

No decurso deste tutorial, vamos percorrer todas as funcionalidades mais importantes do WhatsApp Web e descobrir como enviar mensagens, fotografias e outros conteúdos multimédia com esta popular aplicação directamente do seu browser. É muito mais fácil do que imagina. Quer você seja uma pessoa prática ou um "novato" no panorama das novas tecnologias não faz qualquer diferença, tenho a certeza de que aprenderá a utilizar o WhatsApp Web num instante.

 

Dito isto, se estiver realmente interessado em saber como utilizar o WhatsApp Web a partir do seu computador, sugiro que se concentre na leitura deste guia. Você está pronto? Sim? Óptimo, então vamos parar com a conversa e seguir em frente.

Visão geral do serviço Whatsapp Web

 

Antes de explicar para você como usar o WhatsApp Web, penso que é apropriado responder a algumas das questões mais frequentes sobre esta aplicação para computadores:

 

O meu smartphone é compatível com o WhatsApp Web?

Quase de certeza que é. O WhatsApp Web é compatível com todos os celulares Android, iPhones equipados com iOS 8.1 ou superior, celulares baseados em Windows Phone 8.0 e 8.1, celulares  BlackBerry e BlackBerry 10 e telefones Nokia S60 ou S40 EVO.

 

Posso usar o WhatsApp Web com o meu browser favorito?

Se você usa o Internet Explorer, não. O WhatsApp Web só é compatível com o Chrome, Firefox, Safari, Opera e Microsoft Edge. De notar também que recursos avançados como a capacidade de tirar fotos ou gravar mensagens de voz não estão disponíveis no Safari.

 

Posso usar o WhatsApp Web quando o meu smartphone está desligado?

Não, o WhatsApp Web funciona como um "repetidor" para a aplicação que está instalada no seu smartphone. Se o seu celular não estiver ligado e não estiver conetado à Internet, não funciona.

 

O smartphone e computador precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi?

Não. O WhatsApp Web funciona mesmo que o seu celular esteja ligado a outra rede, incluindo a rede 3G/LTE. No entanto, recomenda-se a utilização de uma rede Wi-Fi para evitar a erosão do tráfego de dados.

 

Preciso de criar uma conta específica para o WhatsApp Web?

Não. Como já foi mencionado, o serviço funciona como uma espécie de "repetidor" da aplicação instalada no seu smartphone, pelo que a conta configurada no seu celular é automaticamente utilizada. 

 

O Whatsapp Web é a pagamento?

Não. Os únicos custos que podem resultar do uso do WhatsApp Web são relacionados com o consumo de tráfego de dados (se o celular estiver ligado à Internet através da rede 3G/LTE). 

 

Posso usar o WhatsApp Web num Tablet? Sim, você pode fazer isso com um "truque". Veremos isso com mais detalhes na última parte deste tutorial.

WhatsApp web versão desktop

Como aceder ao WhatsApp Web

 

Por esta altura já deve ter finalmente uma ideia bastante clara de como funciona o WhatsApp Web, mas poderá ainda não saber como aceder ao serviço. Bem, não se preocupe, é mesmo fácil.

 

Tudo o que tem de fazer é abrir o seu programa de navegação favorito no seu computador (claro que entre os acima mencionados que são compatíveis com o WhatsApp Web) e conectar-se a web.whatsapp.com

 

A seguir, pegue no seu smartphone, abra o WhatsApp, prima o botão de três pontos e seleccione WhatsApp Web. Se estiver a utilizar um iPhone, em vez de premir o botão de três pontos (que não existe), tem de seleccionar o separador Configurações no canto inferior direito e seleccionar o ícone WhatsApp Web a partir do ecrã que se abre. 

 

Assim que o fizer, prima o botão OK e este deverá aparecer no ecrã do seu telefone e enquadrar o código QR (o quadrado preto com o ícone WhatsApp no meio) no ecrã do seu computador. Dentro de alguns segundos você deve ver suas mensagens no navegador. 

 

Se quiser que o serviço se lembre da sua identidade e não lhe peça para digitalizar o código QR para acessos posteriores, marque a caixa ao lado de Mantenha-me conectado antes de enquadrar o código QR com o seu smartphone. 

 

Note que o WhatsApp Web suporta a abertura de várias sessões ao mesmo tempo. Para digitalizar o código QR e iniciar sessão num novo PC, vá ao menu WhatsApp Web da aplicação smartphone e seleccione Digitalizar código QR no ecrã que se abre.

Como utilizar o WhatsApp Web no seu computador

Alternativas ao WhatsApp Web

 

Agora você já sabe como usar o WhatsApp Web, mas acha que não é o mais certo para você? Você prefere o uso de programas de computador mais "tradicionais" e aplicativos tablet "clássicos"? Se assim for, tem algumas alternativas que lhe podem interessar. 

 

Para computadores, em vez de usar o WhatsApp Web, poderá querer baixar o WhatsApp para computadores. Este é o client oficial WhatsApp para PCs Windows e Mac. 

 

A aplicação funciona do mesmo modo que o WhatsApp Web, a única diferença é que precisa de instalar a aplicação no seu computador para a utilizar, e não precisa de manter a janela do seu browser aberta para conversar com os seus amigos. 

 

Na parte dos tablets, pode utilizar aplicações que permitem que o WhatsApp Web funcione em dispositivos móveis, como o Chat Messenger para WhatsApp para iPad e o Messenger Tablet para Android.

Como aceder ao WhatsApp Web

Como utilizar o WhatsApp Web no seu computador

 

Depois de iniciar sessão no serviço, explicar como utilizar o WhatsApp Web é quase redundante. A sua interface, na verdade, corresponde quase perfeitamente à da aplicação smartphone e as suas funções são praticamente idênticas.

 

Na barra lateral esquerda você encontrará as conversas em curso (as que você pode encontrar no seu smartphone na tela principal do aplicativo), à direita há a janela de bate-papo onde você pode digitar mensagens; e depois há os vários ícones. 

No canto superior esquerdo está o ícone que lhe permite criar um novo bate-papo, e o ícone de três pontos, que lhe permite criar um novo grupo, ajustar as definições de perfil e estado, alterar as suas preferências de notificação e sair do WhatsApp Web. 

No topo do chat estão o ícone do clip de papel, que lhe permite enviar fotos para seus contatos, e o ícone de três pontos, que lhe permite ver as informações de contato, armazenar ou apagar o bate-papo.

Na parte inferior do chat estão o rosto sorridente para ver os emoticons que pode utilizar no WhatsApp Web, a seta para enviar a mensagem e os ícones da câmara e do microfone que lhe permitem tirar fotografias com a webcam do seu PC e gravar mensagens áudio. Ao clicar na foto do seu perfil no canto superior esquerdo, você pode mudar a foto ou o seu status. 

 

Ao clicar na seta ao lado de cada conversa na barra lateral esquerda, pode arquivar a conversa, apagá-la ou marcá-la como lida.

Como usar o WhatsApp Web num Tablet

Como usar o WhatsApp Web versão Tablet

 

Como mencionado no início deste guia, também pode utilizar o WhatsApp Web em tablets. O truque - se você quiser definir dessa forma - é ativar o modo desktop no navegador usado para acessar o serviço.

 

Para ser mais preciso, tudo o que você precisa fazer é abrir o navegador do seu tablet, conectar ao web.whatsapp.com e ativar o modo desktop.

 

Se você não sabe como ativar o modo desktop, note que geralmente esta é uma funcionalidade que está anexada ao menu de configurações do navegador. Por exemplo, no Google Chrome, basta tocar no botão com três pontos na parte superior direita da tela e selecionar "Solicitar site para computador", no Safari, toque na seta para cima na parte superior direita da tela que aparece e selecione o ícone "Solicitar site para computador" (pode ser necessário rolar para a esquerda para ver o ícone que lhe interessa). 

 

Neste momento, espere que o código QR do WhatsApp Web apareça no ecrã do seu tablet, enquadre-o com a câmara do seu smartphone, e também poderá aceder ao WhatsApp a partir do seu tablet. 

 

Se facilitar as coisas para si, também pode adicionar uma ligação rápida na página inicial do seu tablet para que possa aceder rapidamente ao WhatsApp Web tocando simplesmente no ícone do serviço. O link será igual a qualquer outro aplicativo instalado no seu tablet. No entanto, o ícone será ligeiramente diferente do ícone "clássico" do WhatsApp instalado no seu telemóvel. 

 

Mais uma vez, esta é uma funcionalidade que geralmente pode ser encontrada no menu de configurações do seu navegador.

 

Por exemplo, no Google Chrome, você pressiona o botão de três pontos na parte superior direita da tela e selecionaria Adicionar à tela inicial, enquanto no Safari, você pressiona a seta para cima na parte superior direita da tela, selecione o ícone "Adicionar à tela inicial" no menu que se abre (pode ser necessário rolar para a esquerda para ver o ícone de seu interesse).

Alternativas ao WhatsApp Web

Você decidiu se juntar ao Badoo para fazer novos amigos? Descubra como funciona o Badoo e como cadastrar-se para conhecer sua alma gêmea.

Você adora aquela música e quer saber como fazer para baixar músicas do YouTube facilmente? Confira as soluções que apresentamos para você e aprenda a usá-las facilmente.

TechGuia.net é uma publicação online de dicas e guias sobre como funciona a tecnologia.

 

 

Outros artigos de interesse

Como fazer para acessar o menu opções do desenvolvedor no Android e ativar a depuração USB fácil! Descubra como neste guia prático e aumente o potencial do seu dispositivo Android.

Alexa, assistente inteligente do Amazon Echo, uma nova experiência online através da interação de voz: confira as habilidades e funções da Alexa para tirar o máximo proveito do seu Amazon Echo.

Como fazer para recuperar conta Hotmail roubada. Não pode aceder à sua conta Hotmail? Há uma boa chance de que sua conta tenha sido roubada. Descubra como recuperar sua conta Hotmail se roubada