Computadores      |     Celulares     |     Internet

Como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa

 

Por mais potentes que sejam os roteadores Wi-Fi, que cobrem toda a superfície de uma casa com seu sinal, poderão existir problemas. Especialmente se sua casa estiver estruturada em vários andares ou for caracterizada pela presença de paredes muito grossas. No entanto, você pode tomar algumas medidas para tentar resolver quaisquer vazamentos de sinal em pontos da sua casa, que não são adequadamente servidos pelo seu roteador.

 

Neste guia, explicaremos para você como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa de duas maneiras. Usando soluções sem custos ou usando dispositivos apropriados. Entre estes estão os extensores de alcance e adaptadores que permitem aumentar o sinal do roteador para poder cobrir mesmo os cantos mais remotos da sua casa.

 

Neste guia poderá encontrar a solução para suas necessidades e tentar colocá-las em prática seguindo as instruções. Você vai ver, de uma forma ou de outra, você definitivamente vai ser capaz de resolver seus problemas de conexão brilhantemente.

 

Como aumentar grátis o sinal Wi-Fi em sua casa

 

Antes de mostrar quais os dispositivos que você pode usar para melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa, experimente as soluções sem custos listadas abaixo. Se elas funcionarem, você não precisará comprar extensores de alcance ou adaptadores. Assim você vai economizar algum dinheiro. Claro, se você quiser melhorar o sinal Wi-Fi para partes distantes da casa, talvez para chegar a quartos que normalmente o roteador não pode cobrir, você necessariamente terá que optar por essas soluções mais recentes. 

 

As soluções de custo zero que vamos propor para você, na verdade, são válidas se o seu problema não for muito sério. Por exemplo, se você simplesmente precisa fortificar um sinal que já chega ao seu destino, embora fraco, ou se você precisa estender a cobertura da rede para alguns metros.

 

Trocar os canais Wi-Fi do roteador e mudar a frequência de rede

 

Você está em um prédio de apartamentos e/ou em uma área densamente povoada? Seu roteador é de banda dupla e você usa principalmente as clássicas redes de 2.4 GHz? Embora as redes 2.4 GHz tenham um alcance maior, as redes 5 GHz são menos propensas a interferências, mas têm um alcance menor do que as redes 2.4 GHz.

 

É também possível que o sinal do seu roteador seja perturbado pelas conexões em redor. Mudar o canal usado pelo dispositivo, neste caso, poderia ajudar a resolver o problema. Para alterar o canal usado pela sua conexão Wi-Fi, vá para o painel de controle do roteador e faça login (se você não sabe qual nome de usuário e senha para digitar, tente as combinações de admin/admin padrão ou admin/password) e vá para a seção Conexão. 

 

Na página que abre, expanda o menu relativo a canais, escolha um dos 13 canais disponíveis (o número de canais pode variar dependo do roteador) e clique no botão Salvar/Aplicar para salvar suas configurações. Infelizmente não podemos dar direções mais precisas, pois a estrutura dos menus muda dependendo da marca e modelo do roteador que você usa. 

 

Se você tem um roteador com suporte de banda dupla, você pode aproveitar a faixa de frequência de 5 GHz. Esta frequência, embora menos resistente a obstáculos do que as redes 2.4 GHz, é menos usada, portanto menos lotada. Como resultado, esta rede é menos propensa a interferências. Mas atenção. Além do roteador, os dispositivos conectados; computador, smartphone, tablet, etc., também devem ser equipados com acesso as redes 5 GHZ, caso contrário você não será capaz de estabelecer a conexão. 

 

Atenção, a rede de 5 GHz é vista pelos dispositivos como uma conexão separada da rede de 2,4 GHz. Se quiser, você pode ajustar seu nome (SSID), senha e outros recursos sempre através do painel de controle do roteador.

 

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão

 

Se você precisa aumentar o sinal Wi-Fi temporariamente, você pode recorrer ao sistema de compartilhamento de conexão à Internet disponível em todos os computadores com sistemas operacionais modernos. Em outras palavras, você pode pegar seu notebook, ou PC desktop com suporte a Wi-Fi, e transformá-lo em um repetidor de sinal Wi-Fi grátis! 

 

Com esta técnica, você pode estender o alcance do sinal Wi-Fi por alguns metros. Mas não espere resultados iguais aos de um extensor de alcance real. Além disso, você tem que deixar seu computador sempre ligado. Caso contrário a extensão da rede (que tem seu próprio SSID e senha) deixa de funcionar. Vamos ver como você precisa proceder para ativar esta solução. 

 

Windows 10 - Abra o Prompt de comando (Pressione a tecla Windows+R para abrir a caixa "Executar". Digite "cmd" e clique em "OK") e digite o comando NETSH WLAN show drivers. Se você vir Rede de Hóspedes Suportada: Sim, o adaptador de rede do seu PC permite que você compartilhe o sinal Wi-Fi. Para prosseguir, então, ative o “Mobile Hotspot”, Depois navegue até às "Configurações" de seu PC, abra o menu Conexão Hotspot e configure seu Hotspot. Escolha o nome de seu Hotspot, senha e frequências (deixe em automático). Confira as 3 imagens abaixo.

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão Windows 10-1
Dispositivos para aumentar o sinal Wi-Fi de sua casa - Extensores de alcance

Os repetidores de sinal Wi-Fi são dispositivos que pegam o sinal de uma rede Wi-Fi existente e aumentam ou repetem seu alcance. Os repetidores de Wi-Fi podem ter diferentes formas e tamanhos. Geralmente tomam a forma de adaptadores de tamanho médio para serem inseridos diretamente na tomada de energia. 

 

Para aproveitar ao máximo seu potencial, você precisa colocá-los em áreas estratégicas da casa, de modo que o sinal do roteador seja ainda forte, mas não muito longe das áreas não alcançadas.

 

A configuração dos repetidores de Wi-Fi é realmente simples. Geralmente você só precisa conectá-los à tomada de energia, abrir o navegador através do seu PC, conectar-se ao endereço indicado no manual do usuário (por exemplo, 191.156.0.0) e selecionar a opção de conexão a uma rede de Internet existente.

 

Depois disso, você tem que esperar que as redes Wi-Fi disponíveis sejam descobertas e seguir o assistente que é proposto na tela para selecionar a rede Wi-Fi que deseja atualizar, definir a chave WPA e quaisquer outras configurações de segurança que você deseja atualizar.

 

Adaptadores para melhorar o sinal Wi-Fi

Dispositivos para aumentar o sinal Wi-Fi de sua casa -  Adaptadores

Se você precisa melhorar ou aumentar seu sinal Wi-Fi em ambientes muito grandes, o melhor mesmo é que você considere usar o Sistema de Rede Mesh (ou sistemas de malha). O sistema Mesh é composto por múltiplos satélites (ou seja outros repetidores e/ou roteadores) que estendem o sinal do roteador principal criando uma única rede com o mesmo SSID e a mesmas senhas.

 

Eles se distinguem dos repetidores clássicos de Wi-Fi pelo fato de não haver uma ordem hierárquica entre os vários nós da rede, de modo que cada roteador/satélite se comunica entre si trocando dados na mesma velocidade. Isso resulta em uma conexão estável, sem interrupção, mesmo quando você se muda de uma área da casa para outra, ou no escritório, e asseguram uma velocidade de navegação sempre ao máximo. 

 

Existem muitos sistemas de malha no mercado que permitem também estender o sinal Wi-Fi através da rede de energia com um número expansível de satélites que se comunicam entre si, garantindo assim a máxima velocidade e estabilidade da conexão.

 

Esta nova tecnologia de há muito que é usada em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia, Europa e Estados Unidos. Agora está disponível também para o uso residencial e para pequenas empresas, com muitas vantagens em relação às opções tradicionais. Conexão simplificada, melhor transmissão de dados e alcance da rede, operatividade dupla banda e até integração IoT (Internet das Coisas) para uma verdadeira smarthome

 

E assim chegamos ao fim deste tutorial sobre como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa. Esperamos que nossas dicas tenham sido uteis e que todas as informações deste artigo tenham servido para responder às suas questões sobre este tema.

Windows 7/8.x – Baixe o aplicativo gratuito Virtual Router em seu PC. Instale e siga as instruções para gerar sua rede Wi-Fi escolhendo seu nome (SSID) e senha. Em seguida, selecione o item Conexão Wi-Fi no menu pop-up de conexão compartilhada e clique em Iniciar roteador virtual para começar a repetir o sinal Wi-Fi.

 

MacOS - Vá para Preferências do Sistema seguido de “Compartilhar”. Selecione o item “Compartilhar Internet” localizado na barra lateral à esquerda, a partir do menu suspenso. Escolha o tipo de conexão que deseja compartilhar (por exemplo. Wi-Fi), valide as opções “Wi-Fi” e “Compartilhar Internet” e clique no botão Opções Wi-Fi. Aqui você pode definir uma senha de acesso à rede. Clique no botão Iniciar para terminar. Consulte também nosso guia completo como transformar o PC portátil em um Hotspot Wi-Fi.

 

Dispositivos para melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa

 

Como explicado no início deste guia, a maneira mais eficaz de aumentar o sinal Wi-Fi continua sendo a compra de dispositivos dedicados. Estamos falando dos extensores de alcance e adaptadores, que são capazes de transportar facilmente o sinal do roteador em outras áreas da casa não são normalmente servidos pelo sinal Wi-Fi.

 

Repetidores para aumentar o sinal Wi-Fi

Você decidiu se juntar ao Badoo para fazer novos amigos? Descubra como funciona o Badoo e como cadastrar-se para conhecer sua alma gêmea.

Você adora aquela música e quer saber como fazer para baixar músicas do YouTube facilmente? Confira as soluções que apresentamos para você e aprenda a usá-las facilmente.

TechGuia.net é uma publicação online de dicas e guias sobre como funciona a tecnologia.

 

 

Outros artigos de interesse

Alexa, assistente inteligente do Amazon Echo, uma nova experiência online através da interação de voz: confira as habilidades e funções da Alexa para tirar o máximo proveito do seu Amazon Echo.

Como fazer para recuperar conta Hotmail roubada. Não pode aceder à sua conta Hotmail? Há uma boa chance de que sua conta tenha sido roubada. Descubra como recuperar sua conta Hotmail se roubada

Você usa o WhatsApp no seu celular e quer saber como fazer para usar a versão do WhatsApp no seu computador? Descubra como pode usar o WhatsApp Web no seu computador neste guia completo.

Como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa

Como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão Windows 10-1

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão Windows 10-2

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão Windows 10-2

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão Windows 10-3

Como usar um PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão Windows 10-3

Dispositivos para aumentar o sinal Wi-Fi de sua casa - Extensores de alcance

Dispositivos para aumentar o sinal Wi-Fi de sua casa -  Adaptadores

Os adaptadores para Wi-Fi são dispositivos que se conectam à tomada de energia e usam tecnologia de ondas para transmitir dados através da rede elétrica doméstica. Eles são vendidos em pares. O adaptador primário deve ser colocado na mesma sala que o roteador e conectado ao roteador via cabo Ethernet. O secundário, por outro lado, deve ser colocado na sala em quer aumentar o sinal e, em seguida, ligado. 

 

Antes de comprar um par de adaptadores para Wi-Fi você precisa considerar alguns fatores. O primeiro é que tendo que usar a rede elétrica doméstica para transportar o sinal de Internet de um ponto ao outro da casa, eles só funcionam bem se você tiver uma rede elétrica funcionando bem. 

 

Outro aspecto que não deve ser negligenciado é o fato de que nem todos os adaptadores para Wi-Fi são sem fio, especialmente os mais baratos, e podem criar muita desordem, uma vez que ocupam totalmente a tomada ao qual estão conectados. 

 

Os adaptadores Wi-Fi devem ser configurados. Para prosseguir, você deve primeiro conectar o adaptador principal à tomada de energia mais perto do roteador Wi-Fi e conectar o adaptador ao roteador usando o cabo Ethernet. Depois deve conectar o adaptador secundário na sala onde o sinal é ruim e, em seguida, pressionar o botão apropriado para conectar os dois adaptadores. 

 

Sistema de Rede Mesh para Wi-Fi

Sistema de Rede Mesh - sistema  malha de rede Wi-Fi

Sistema de Rede Mesh - sistema  malha de rede Wi-Fi