Computadores      |     Celulares     |     Internet

Como transformar o PC portátil em um Hotspot Wi-Fi

 

Você está em um lugar onde a conexão com a Internet só está disponível via cabo? Você quer  usar o Wi-Fi do hotel em que você está hospedado para garantir a melhor velocidade de conexão nos seus gadgets portáteis? Ou você quer compartilhar o Wi-Fi da sua casa com outras pessoas, mas não quer usar sua senha? Ou precisa melhorar o sinal do seu roteador para alcançar outras salas de sua casa? Não desespere. Se você tem um PC portátil com portas Ethernet, ou portas USB para anexar um adaptador USB/Ethernet, então, você tem o problema quase resolvido!

 

Exato. Você pode facilmente resolver seu problema de conexão, transformando seu notebook em um Hotspot Wi-Fi. Ou seja, compartilhar a conexão Internet do seu notebook com outros computadores ou dispositivos móveis. Pode parecer uma operação complexa ou que requer conhecimento técnico, mas não, é uma das coisas mais fáceis do mundo!

 

Neste guia pode aprender como transformar seu PC portátil em um Hotspot Wi-Fi. Tire dois minutinhos de seu tempo para ler e tente colocar estas dicas em prática. Você pode usar qualquer versão do Windows a partir do Win7 e, se você tiver um Mac, qualquer versão do sistema operacional macOS.

 

Como usar seu PC com Windows 10 como um Hotspot Wi-Fi

 

Se você tem um notebook equipado com o Windows 10, você pode usar seu PC como um Hotspot sem recorrer a aplicativos externos. Tudo o que você precisa fazer é aproveitar o recurso de compartilhamento de rede incluído no sistema operacional da Microsoft. No entanto, antes de agir, certifique-se de que o adaptador de rede seja suportado por esse recurso.

 

Para verificar a compatibilidade do adaptador de rede de seu PC com o recurso de compartilhamento de conexão,  execute o Prompt de Comando como Administrador. Se você não sabe como fazer, basta digitar “cmd” na caixa de busca, ou na lupa, na barra “taskbar”. Agora no "Prompt de Comando" digite NETSH WLAN show drivers.

 

Se o seu adaptador de rede suportar o compartilhamento de conexão, você encontrará Rede hospedada compatível: Sim nos resultados. Se o resultado for Rede hospedada compatível: Não, então não há nada a fazer. O adaptador de rede de seu portátil não é compatível com o compartilhamento de rede e não podemos fazer nada.

Verificar a compatibilidade do adaptador de rede para o compartilhamento de conexão
Como usar seu PC como um Hotspot no Windows 7 e Windows 8.x com Virtual Router

Agora você pode usar a conexão com a Internet do seu computador para conectar seu smartphone, tablet e qualquer outro dispositivo sem fio à sua rede. Quando quiser terminar a conexão, para desativar o Hotspot Wi-Fi, abra o “Prompt de comando” e digite NETSH WLAN stop hostednetwork para encerrar sessão. Para reativar o Hotspot, basta usar o comando NETSH WLAN start hostednetwork.

 

Como usar seu PC com Windows 7 e 8.x como um Hotspot Wi-Fi

 

Se o seu notebook estiver equipado com o Windows 7 ou o Windows 8.x, você pode contar com o Virtual Router, um programa gratuito de Open Source que permite transformar seu computador em um Hotspot Wi-Fi protegido por senha, em cinco cliques. Ele suporta tanto a rede Ethernet quanto as conexões sem fio, o que significa que ele permite que você aproveite o notebook mesmo como um repetidor para estender um pouco o alcance de uma conexão Wi-Fi existente.

 

Para baixar o Virtual Router no seu computador, acesse o site do aplicativo e clique no botão de "download archive" na direita da tela. Em seguida, abra o pacote de instalação do software e clique no botão Next três vezes seguidas e, em seguida, em Yes e Close para concluir a configuração.

Como usar seu PC com MacOS como um Hotspot Wi-Fi

 

Certo! Você sabia que pode usar seu PC Mac como um Hotspot sem instalar quaisquer aplicativos? Com o recurso de compartilhamento de rede incluído com o MacOS, você pode compartilhar uma rede sem fio ou até mesmo fazer o oposto. Pode transformar uma rede sem fio em uma rede com fio para conectar dispositivos que não suportam a conexão sem fio.

 

Para ativar o compartilhamento de rede, vá para Preferências do Sistema e clique no ícone “Compartilhar”. Em seguida, selecione Compartilhar Internet na barra lateral esquerda e escolha do menu “Compartilhar conexão de” o tipo de conexão que deseja compartilhar, por exemplo Wi-Fi ou Ethernet.

 

Agora selecione o tipo de tecnologia que você deseja usar para propagar o sinal de Hotspot. Por exemplo, Wi-Fi, para criar um ponto de acesso sem fio a partir de uma rede Ethernet, e ao lado do compartilhamento de internet na barra lateral esquerda, pressione o botão Iniciar para confirmar a criação do Hotspot e já está! 

 

Por padrão, o ponto de acesso sem fio criado pelo seu PC Mac não é protegido por senha. Para definir uma, clique no botão Opções Wi-Fi no canto inferior direito e selecione o item WPA2 Personal no menu “Segurança” na tela que abre. Para desativar o compartilhamento de rede, volte às preferências do sistema, clique em Compartilhar e invalide o Compartilhamento da Internet. 

 

E assim encerramos este guia. Esperamos que você tenha aprendido como usar seu PC portátil para criar um Hotspot Wi-Fi, não só para conectar outros dispositivos, mas até mesmo para estender o alcance de seu roteador Wi-Fi, como explicado neste guia como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa.

Continuando nosso guia para quem tem um adaptador com compartilhamento de conexão, fique no Prompt de Comando, e digite os seguintes comandos para ativar o compartilhamento de conexão em seu PC: 

 

NETSH WLAN set hostednetwork mode=allow ssid=nomeSSID key=senha onde em vez de "nomeSSID" você precisa digitar o nome que deseja dar à rede e em "senha" a senha que você precisa para acessá-la, com um mínimo de 8 caracteres. Depois disto, digite NETSH WLAN start hostednetwork para ativar as funções de rede hóspede. 

 

Depois deste passo, feche o Prompt de Comando e vá para o Painel de Controle de seu PC Windows. Procure a opção “Rede e Internet” e acesse “Central de Rede e Compartilhamento”. Na próxima tela você encontra a rede à qual seu PC está conectado. Clique no nome da conexão que deseja compartilhar e selecione Propriedades no menu exibido. 

 

Em seguida, selecione a opção “Compartilhamento”, valide as opções “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e “Permitir que outros usuários da rede controlem ou desabilitem a conexão compartilhada com a Internet”, selecione o nome do adaptador de rede que deseja compartilhar e clique no botão OK para salvar suas alterações.

Você decidiu se juntar ao Badoo para fazer novos amigos? Descubra como funciona o Badoo e como cadastrar-se para conhecer sua alma gêmea.

Você adora aquela música e quer saber como fazer para baixar músicas do YouTube facilmente? Confira as soluções que apresentamos para você e aprenda a usá-las facilmente.

TechGuia.net é uma publicação online de dicas e guias sobre como funciona a tecnologia.

 

 

Outros artigos de interesse

Alexa, assistente inteligente do Amazon Echo, uma nova experiência online através da interação de voz: confira as habilidades e funções da Alexa para tirar o máximo proveito do seu Amazon Echo.

Como fazer para recuperar conta Hotmail roubada. Não pode aceder à sua conta Hotmail? Há uma boa chance de que sua conta tenha sido roubada. Descubra como recuperar sua conta Hotmail se roubada

Você usa o WhatsApp no seu celular e quer saber como fazer para usar a versão do WhatsApp no seu computador? Descubra como pode usar o WhatsApp Web no seu computador neste guia completo.

Como transformar o PC portátil em um Hotspot Wi-Fi

Como transformar o PC portátil em um Hotspot Wi-Fi

Verificar a compatibilidade do adaptador de rede para o compartilhamento de conexão

Configurar compartilhamento de conexão através de Painel de Controle de seu PC

Configurar compartilhamento de conexão através de Painel de Controle de seu PC

Como usar Virtual Router para PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão - Windows 7 e 8.x

Como usar Virtual Router para PC para melhorar o sinal Wi-Fi de sua conexão - Windows 7 e 8.x

Como usar seu PC como um Hotspot no Windows 7 e Windows 8.x com Virtual Router

Se você vir uma mensagem sobre a falta do .Net Framework 3.5 em seu PC, software necessário para o Virtual Router funcionar, resolva o problema acesse o site da Microsoft e clique no botão laranja “Baixar”.  Quando concluído, abra o pacote de instalação .Net Framework e clique em “Sim” primeiro e depois “Baixar” e instale este recurso para concluir a configuração. Em seguida, reinicie o instalador do Virtual Router e complete o procedimento como mostrado acima. 

 

Depois de instalar o Virtual Router, inicie o aplicativo e crie sua rede sem fio digitando no campo “Network Name SSID” o nome de rede que você deseja dar à conexão e no campo de “Password” a senha que você deseja usar para proteger sua rede de acessos não autorizados.

 

Em seguida, selecione a conexão que deseja compartilhar na opção “Shared Connection” por exemplo Wi-Fi, e pressione o botão Start Virtual Router para começar o Hotspot. No final da sessão, quando você não precisar mais da rede criada pelo Virtual Router, você pode desativar seu Hotspot clicando no botão Stop Virtual Router.